Márcio Araújo: a piada interna do palmeirense

Depois de 252 jogos e 7 gols, chega ao fim a trajetória de Márcio Araújo no Palmeiras (Crédito da foto: Facebook Palmeiras)

Depois de 252 jogos e 7 gols, chega ao fim a trajetória de Márcio Araújo no Palmeiras (Crédito da foto: Facebook Palmeiras)

O palmeirense já tratava Márcio Araújo como uma piada interna. Mesmo aqueles que gostam do seu futebol se divertiam com a forma que o jogador passou a ser chamado nos últimos quatro anos: “gente boa”. O volante atingiu 252 partidas pelo Palmeiras e virou o símbolo de um time limitado, que acumulou campanhas ridículas e mais um rebaixamento. Anunciou nas últimas horas que não renovará com o clube.

Se a maior qualidade de um jogador é ser esforçado, já temos um problema. É a mesma coisa que você cobiçar uma garota e ela chamá-lo de “fofinho”. Nunca vai rolar. A grandeza do Palmeiras, moralmente abalada há mais de uma década, não permite transformar qualquer suor em ídolo. Araújo pode ser o recordista de jogos, de roubadas de bola, ou até mesmo de passes certos. Ainda assim é um jogador extremamente comum. O aluno nota 6, que não repete nem brilha. E como o Palmeiras se apegou a migalhas ultimamente, o volante se tornou o queridinho dos técnicos.

Talvez a avaliação de Márcio Araújo fosse outra se o Palmeiras contasse com um elenco melhor. Em 1996, naquele espetacular time que durou apenas seis meses, imprensa e torcida já cogitavam Galeano na seleção brasileira. Márcio Araújo é inferior a Galeano, mas sofre com o estigma de jogar a régua para baixo, enquanto o Palmeiras dos 100 gols jogava os medianos para cima.

A visão contrária dirá que, em um elenco melhor, o camisa 8 dificilmente seria titular. Talvez seja verdade, mas é preciso ainda notar que esse Palmeiras atual é a regra dos últimos anos, e não a exceção. E dentro dessa lógica em que o clube não consegue trazer grandes jogadores, Márcio Araújo ganhou cadeira cativa. Não reclama, corre, não toma cartão, não se machuca, amigo de todos.

A mensagem que fica com essa despedida é que as piadas internas são mais uma prova do enfraquecimento do Palmeiras em relação aos seus rivais e a sua própria história. Quando o torcedor chama por Messi Black, Ananiesta e Araújo Mania, trata-se, na verdade, de uma espécie de protesto. É o riso do desespero. É o riso do absurdo. No fim das contas, o palmeirense não comemora a partida de Márcio Araújo. Porque não há qualquer sinal de fumaça de que virá alguém melhor para o seu lugar.

25

Fabio Chiorino

Jornalista, 33 anos. Criado na Mooca, sob a benção dos cannolis da Rua Javari.
Todos os posts do Fabio

15 Palpites

  1. Gustavo

    Fábio Chiorino, sua matéria foi seguindo um ótimo caminho até o finalzinho, mas na hora de tirar o 10 você diz que não estamos comemorando porque não vem ninguém melhor. Só o fato da saída já é motivo de comemoração, fora o retorno do Denoni e os que já estão no elenco, como o Eguren.

  2. Bartolomeu

    Talvez você não tenha acompanhado o desempenho do Araújo no Palmeiras, mas com certeza 95% dos torcedores palmeirenses estão comemorando a saída dele.
    Um grande reforço para 2014 a sua saída.

  3. Palmeirense

    O Araújo era a ironia do Palmeiras a esse período nefasto recente,é o riso do desespero.

    Nunca entendi esse fenômeno de dizer que o Gente Boa era um grande roubador de bola tão gritado pela escória que o amava.Ele foi o quarto maior roubador de bola da Série B,atrás de um Lateral.Para quem estava outrora acostumado com o Pierre que disputava o maior desarmador do Brasil com o Willians (na era pós Ralf dos Gambás) é algo ridículo.

    Vai tarde,muito tarde.

  4. mauricio

    O nosso brilhante craque jogou um terço dos jogos e olhe lá…. mas ele é craque e blá blá blá. O Araújo deve ter jogado até no time de basquete… de pivô ! Ele é bom sim, já que o referencial são os demais voltantes alviverdes. Em terra de alviverdes cegos, Ararújo é Rei !

  5. Sergio

    Bye Caramujo

  6. Wilson

    Ironico, o Marcio jogou mais que o Valdivia, mentiroso, jogador chinelinho, mas a porcada gosta dele fazer o que né.
    Palmeiras luta para não cair de novo no ano do centenário kkkk

  7. fernando

    Nossa torcida tem hora que é muito burra. Protestar e fazer cbacotas com um jogador que sempre se dedicou em campo, sempre regular, nao faz gracinhas, enfim é o tipo de protesto BURRO, essas atitudes desses jumentos, faz com que cada dia mais, jogadores se afastem do clube.

  8. André Lawall Casagrande

    Bom texto, mas pecou na parte do Galeano. Em 1996, titulares absolutos eram Amaral e Flávio Conceição, e os 2 chegaram à seleção brasileira em algum ponto da carreira…

    Resposta: André, Luxemburgo usou Galeano como titular em algumas partidas de 1996, e o jogador virou titular com Felipão no ano seguinte. Em 1997, a Panini e a Coca-Cola lançaram ainda uma coleção especial de 50 “selecionáveis”. Galeano estava nessa lista: http://spb.fotolog.com/photo/27/58/81/galeano/1270354565598_f.jpg

  9. André

    Sou corinthiano e nunca acompanhei o palmeiras em nada, logicamente, mas ate eu tenho cencia que era um dos jogadores mais contestados do elenco. Enfim nao tenho opiniao sobre ele. So gostaria de saber pq nao teve absolutamente NADA a respeito da queda do galo na semi do mundial e nem sobre o titulo do bayern. Grande abraço

  10. AIRTON H GERALDO

    OS VERDADEIROS TORCEDORES DO PALMEIRAS, COM CERTEZA SENTIRA MUITA SAUDADES DO POLI VALENTE MARCIO ARAÚJO, NÃO TENHO DUVIDA, E SO ELE COMEÇAR E JOGAR POR OUTRO TIME QUE SENTIREMOS SUA FALTA, SIGA EM FRENTE – PESO A DEUS QUE ILUMINE A VIDA DESSE GRANDE ATLETA.

  11. sou torcedor do galo de minas, e digo aos palmeirenses,vcs iram sentir muita a saída do Marcio Araújo, aqui em minas a imprensa fazia a mesma sacanagem com o atleta, mas é um jogador que joga para o time e os companheiros, infelizmente os jornalistas gostam daqueles que fazem média e jogam e se desdobram quando o contrato está vencendo. Nos torcedores do galo aceitaremos o márcio Araujo assim que ele quiser voltar, como já foi dito quando ele joga contra nosso time é que vemos como ele é bom e útil, é por isso que todos os técnicos gostam dele.Boa sorte guerreiro que Deus continue sempre lhe protegendo porque vc não é só gente boa, vc é uma boa gente e isso incomoda.

  12. valmir

    mil vez márcio Araújo do q esse Felipe Menezes parabéns bando de porcos agora vcs tem seu super. Volante q joga de calça Jens molhada, Felipe Menezes é melhor q yaya toure n1 do mundo. kkkkkkkkkkk

  13. Guilherme

    Foi tarde!

  14. Carlos Eduardo

    Márcio Araújo tem um grave defeito como jogador de futebol: é extremamente profissional.
    Não faz média com imprensa, não faz média com torcida, não causa polêmica, não causa expulsão, não se machuca. Ou seja, é um profissional que não nasceu para o futebol. Se fosse mais alto poderia ter se dedicado ao vôlei, esse sim, um esporte para PROFISSIONAIS.

  15. Marcelo

    Se fosse vagabundo , baladeiro etc ,seria o querido da torcida mas é profissional e joga para o time não para torcida , eu com palmeirense me sinto envergonhado , Boa sorte Marcião

Os palpites estão fechados para este post agora.

Compre o livro "Esporte Fino - O Esporte Além dos Resultados"