O gol de Caniggia contra o Brasil

Eu tinha 15 anos e minha reação foi a seguinte: dar uns socos na poltrona e correr para a varanda, onde meu pai pendurara algumas bandeiras do Brasil. Arranquei todas, praguejando contra o mundo e me perguntando até quando eu teria de ver a seleção brasileira fracassar em Copas.

O fato é que foi um golaço. E uma seleção que tinha Maradona e Caniggia não poderia mesmo sucumbir perante um burocrático e rachado Brasil (e olhe que este foi o único bom jogo da seleção verde-amarela na Copa).

Acompanhe abaixo o gol de Claudio Caniggia, após linda jogada de Maradona, na vitória da Argentina por 1 a 0 sobre o Brasil, pelas oitavas de final da Copa de 90.

Luiz Augusto Lima

Jornalista, 39 anos. Era fã do Frank Poncherello, mas o estilo sempre foi mais Jon Baker.
Todos os posts do Luiz

8 Palpites

  1. Eu tinha cinco anos na época, e meu único vínculo com esta Copa foi saber desenhar o mascote, uma bola de futebol era a cabeça e bandeiras da Itália formavam os braços e as pernas.

    Mas depois tive a oportunidade de ver um compacto bem detalhado deste jogo. E, realmente, se fosse pra avaliar o Brasil só por este jogo, daria pra dizer que a eliminação diante da Argentina foi uma injustiça.

    Não foi, obviamente. O time jogava muito feio, e um time treinado por Lazaroni com Acácio no banco de reservas não pode dar certo.

  2. Só mais um pitaco: a jogada do Maradona e o passe pro Caniggia lembram um pouco o primeiro gol do Brasil contra a Inglaterra, em 2002. Claro, guardadas as devidas proporções. Lembram um pouco, apenas.

  3. Chicao

    Eu tinha 9 anos. Lembro de ficar chorando copiosamente no banheiro, desesperado. Quatro anos depois, comemorei o tetra. E hoje, entre Brasil e Argentina, eu torço, sem pestanejar, para….. ah, chega de polêmica pra mim nesse espaço…rs

  4. Ricardo

    Mas quem foi que largou a marcação no Caniggia pra se juntar aos outros cinco que estavam tentando tirar a bola do Maradona?

    • Luiz Augusto Lima

      Ricardo, eu não tenho certeza. Mas li recentemente um relato do Caniggia no Olé e, pelo que entendi, foi o Branco.

  5. alan

    Ah esse gol… rs. A copa de 82 eu tenho poucas lembranças… Só soube o que ela realmente significou muito tempos depois. A copa de 86 foi triste mas nada comparavel a 90. Mais uma vez o Brasil não ganhava uma copa e eu começava achar que nunca veria o Brasil campeão mundial de novo.

    Nascia ali a raiva pela Argentina que tempos depois se transformou em respeito e uma admiração nem sempre admitida.
    Nunca mais nos encontramos em copas do mundo e cá entre nós eu espero ver de novo esse confronto em mundiais. Essa conta ainda não foi paga… rs

  6. E aquele que se aquece à beira do gramado no início da jogada é o Silas, hoje técnico do Avaí.

  7. Gustavo

    Silas que por sinal era o lendário camisa 10 da seleção brasileira, e o cara ficaa no banco de reserva (o camisa 10 ohh) Realmente o Brasil de 90 mereceu ser eliminado.

Os palpites estão fechados para este post agora.

Compre o livro "Esporte Fino - O Esporte Além dos Resultados"