Os melhores técnicos do futebol brasileiro

O debate sobre quais são os times grandes do Brasil, levantado no post do Otávio, fez Ale Rocha abrir nova discussão. Quem são os técnicos de primeira linha do país?

À diferença do conceito de time grande, o técnico de primeira linha vive muito de seu retrospecto recente. Um time que vira grande, com torcida, títulos e estrutura, dificilmente é rebaixado e vira pequeno. Um técnico de ponta, porém, pode virar apenas mais um depois de alguns anos em má fase ou resultados escassos.

Mas, afinal de contas, o que forma um técnico de primeira linha? O item número 1 são os resultados. Treinador incompetente não consegue uma seqüência de títulos. A sorte e o trabalho também são itens importantes na formação de um técnico de ponta. No último minuto da final, a bola pode bater na trave e entrar. E o azarado entra para a história como derrotado. Por fim, fazer bem aquilo que é sua função número 1: comandar o time. Dividir-se entre o trabalho de campo, e a direção do departamento de futebol é um tiro no pé. Dá certo na Europa por outros fatores.

Hoje, então, são apenas três os técnicos de ponta do futebol brasileiro.

1 – Muricy Ramalho
É o nome da moda. Único técnico de ponta trabalhando no Brasil, está na pole-position para assumir a seleção no dia em que Ricardo Teixeira resolver dar um pontapé na bunda do Dunga. É trabalhador, sério e se concentra em treinar o time. Sabe falar com os jogadores e ganha respeito de todos os clubes que treina, incluindo atletas, dirigentes e torcida.

2 – Luiz Felipe Scolari
Primeiro treinador brasileiro a fazer sucesso mundialmente, foi campeão mundial pelo Brasil e depois disso transformou Portugal em uma seleção respeitável. Carismático, é especialista em motivação e tem uma sorte proporcional ao seu talento. No Brasil, foi três vezes campeão da Copa do Brasil, uma vez campeão brasileiro e levou dois títulos da Copa Libertadores.

3 – Paulo Autuori
De estilo discreto, o técnico do Al-Rayyan tem no currículo duas Libertadores e um Mundial de Clubes, títulos que treinadores muito mais badalados não chegaram nem perto. Surgiu para o cenário nacional comandando o Botafogo em seu primeiro – e único – título brasileiro, em 1995.

Abel Braga, Carlos Alberto Parreira, Emerson Leão e Vanderlei Luxemburgo, que já estiveram no grupo acima (ou muito perto dele), hoje formam apenas o segundo escalão dos técnicos do Brasil. Há gente promissora, como Silas e Adílson Batista. Talvez Caio Júnior, Cuca e Renato Gaúcho. O resto é tudo Sebastião Lazaroni.

Compartilhe!

Rodrigo Borges

37 anos, apaixonado por futebol americano e automobilismo, esporte que já existiu no Brasil.
Todos os posts do Borges

13 Palpites

  1. Eu não gosto do Paulo Autuori. Se a sorte conta, para mim ele teve uma boa dose. Me parece o cara certo, na hora certa. Não necessariamente um bom técnico.

  2. Marcio Hasegava

    O Autuori me parece ser um René Simões com mais sorte mesmo. Concordo quanto a Leão, Parreira, Luxemburgo e Abel Braga. Acho que deveriam incluir um terceiro escalão antes dos “promissores”, para Tite, Geninho, Nelsinho e Valdir Espinosa, por exemplo, que não são revelações, estão longe do segundo escalão, não são ruins, não são bons e provavelmente vão fazer muito pouco o resto da carreira.

  3. Haja sorte pra ganhar 1 Brasileiro, 2 Libertadores e 1 Mundial de Clubes. Quisera eu ser tão sortudo (rs).

  4. Além de competente, o Autuori também é inteligente. Consolidou-se como um dos ídolos atuais do SPFC, mesmo sem estar no clube. Assumiu uma situação delicada, um time Campeão Paulista pelas mãos de Emerson Leão (que na época ainda não era um Lazaroni, como hoje). Recuperou Luizão, Júnior e Amoroso, deu brilho a Cicinho, Fabão e Lugano e consolidou a histórica dupla Josué-Mineiro. Venceu o River Plate por 3 a 2 no Monumental de Nuñez. Venceu o Liverpool de Gerrard que não levava um gol há 11 jogos. É um dos poucos técnicos brasileiros que extrai o máximo dos atletas que comanda. E ainda saiu do São Paulo por cima, venerado pelos torcedores até hoje.

    Bom, isso não parece apenas questão de sorte, não é?

    Rodrigo, o Cuca e o Caio Júnior tinham tudo pra chegarem rapidamente e com muito estilo ao topo do futebol brasileiro, mas me parece que o maior problema de ambos é emocional. Eles têm tempo para a volta por cima, mas acho difícil.

  5. Luiz Augusto Lima

    Muito legal! Só incluiria o Mano Menezes na lista dos promissores.

  6. Verdade, Luiz. Acho que Mano tem potencial pra subir para o primeiro grupo. Foi um esquecimento meu.

  7. taina

    nao sou corintiano mas o mano meneses e um puta tecnico e dentro de pouco tempo vai estar entre os grandes

  8. pedro

    E sempre bom comentar sobre os tecnicos. E tambem cada um tem a sua opiniao. Concordo em termos: Por exemplo se for por causa se curriculo , Tem tecnico que o senhor nem se quer sitou. Para voce colocar o Paulo Auruori em terceiro lugar e porque esta faltando algo . Tem tecnico que foi o melhor tecnico em um determinado pais em 97 e ganhou todas as competicoes. Um curriculo invejavel.Tem muitos titulos fora e dentro do pais. Nome que esta na moda nao significa que e um bom Tecnico. Obrigado pela oportunidade.

  9. Lino Tavares

    O melhor técnico é aquele que tem na mão o melhor time. Portanto, analisar treinador isoladamente é perda de tempo. O Grêmio foi cmapeão do mundo com Valdir Espinsa. Cadê ele ? O Flamengo foi cmapeão do mundo com Paulo César Carpeggini. Cadê ele ? O Brasil foi campeão do mundo com Parreira. E quem não seria, em cima do erro de Roberto Baggio, na cobrança do pênalti ? Treinador é como deputado e senador. Só serve para ganhar alto salário e ‘inventar’ o que não deve. O técnico de qualquer time deveria ser o capitão da equipe, mas quando ele bancasse o besta deveria perder o posto para outro colega, por indicação do vice de futebol.
    Lino Tavares
    jornalista.

  10. kd o mano menezes isso deve ter sido criado por algum idiota q nw sabe o q é futebol

  11. Salatiel

    Duvido se esse Rodrigo Borges não é São Paulino.. pra escalar esses tres tecnicos e ainda dizer que vai dar Argentina e Inglaterra na final.. Mano Menezes a tempo deixou de ser um segundo escalão.. não perde nada pro Murici..

  12. Puxa, Salatiel. Como vc é espertão, heim? Uau. Espero que seja melhor tentando adivinhar outras coisas.

  13. Jeu

    Tem algum negro nesta lista?

Deixe seu palpite

Compre o livro "Esporte Fino - O Esporte Além dos Resultados"